A equipe do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) conduziu um treinamento de ressuscitação cardiopulmonar no santuário do Cristo Redentor, um dos símbolos do Rio de Janeiro e do Brasil. A iniciativa, em 19 de março, faz parte do projeto “Mãos que Salvam”, e ajudou a capacitar funcionários do santuário.
O treinamento foi conduzido pela equipe do Laboratório de Simulação Realística do INC, com a participação dos médicos Stephan Lachtermacher e Andrea Viviani e da enfermeira Karla Arcoverde. Durante o treinamento, os profissionais ensinaram procedimentos essenciais para a reanimação de vítimas de parada cardíaca.
“O INC tem há quase dois anos um acordo de cooperação com o santuário do Cristo Redentor. A gente já participou de algumas ações conjuntas, com foco na promoção à saúde cardiovascular. Foram realizados treinamentos no nosso material de simulação realística. Foi uma grande oportunidade poder treinar funcionários e pessoas que atuam aqui no Cristo Redentor”, disse a diretora do instituto, dra. Aurora Issa.
Os participantes do treinamento puderam praticar as manobras de compressão torácica em manequins simuladores. O treinamento teve ainda uma demonstração do uso do desfibrilador externo automático (DEA), um equipamento fundamental para aumentar as chances de sobrevivência em casos de parada cardíaca.
O treinamento foi realizado pelos médicos do INC Stephan Lachtermacher, Andrea Viviani, Milena Santos, Bernardo Tura, Márcia Freitas, Helena Cramer e Gabriella Piumbini, pela enfermeira Karla Arcoverde e foi acompanhado pela diretora Aurora Issa.
Publicado em: 17/04/2025.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|