O INC recebeu, no dia 27 de janeiro, a visita de um grupo de representantes do IQIC (Colaboração Internacional para a Melhoria da Qualidade, na sigla em inglês), um banco de dados mundial que coleta dados sobre cirurgia cardíaca e cateterismo pediátrico.
A equipe, formada por Kathy Jenkins, cardiopediatra, Christina Ireland, enfermeira intensivista e Kathryn Campos, gerente de projetos, realizou uma auditoria, um procedimento padrão periódico nas instituições que enviam dados ao banco. O Instituto envia dados de procedimentos pediátricos ao IQIC desde janeiro de 2024.
Gerenciado pelo Boston Children's Hospital, renomado hospital infantil norte-americano, o IQIC foi criado em 2008 visando fornecer dados de referência para cirurgia cardíaca pediátrica em países em desenvolvimento, de modo a orientar os esforços de melhoria da qualidade e reduzir a mortalidade por cardiopatias congênitas.
A dra. Renata Mattos, coordenadora da Divisão de Cardiologia da Criança e do Adolescente do Instituto, explica que a análise das informações enviadas (idade e peso dos pacientes, presença de comorbidades, diagnóstico, procedimento realizado, resultado e eventuais complicações) ajuda o INC a entender seus pontos fortes e fracos e aprimorar o seu atendimento.
“Um banco de dados confiável, com dados relevantes, é a única forma da gente saber o que fazemos bem, ou seja, onde temos bons resultados e onde podemos melhorar”, conta.
Publicado em: 17/04/2025.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|
|