A cardiologista Aurora Issa, diretora do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), foi uma das especialistas entrevistadas pelo jornal O Estado de S. Paulo em reportagem que esclarece informações falsas em vídeos que circulam nas redes sociais afirmando que o chá de cravo-da-índia é um bom agente para redução da hipertensão.
Conforme mostrou a reportagem, embora o cravo-da-índia tenha um composto que pode ter efeito hipotensor e vasodilatador, isso só foi observado em animais e ainda não se sabe se funciona em humanos. Por isso, é importante que hipertensos não substituam receitas caseiras a medicação receitada por profissionais.
Em sua entrevista, dra. Aurora destacou que há algumas evidências de que o chá verde pode ser benéfico contra doenças cardiovasculares, incluindo a hipertensão. Porém, a bebida não substitui o tratamento médico contra a doença.
“O paciente hipertenso deve ser acompanhado regularmente por cardiologista ou médico generalista (clínico geral ou médico de família). Deve ser submetido regularmente à realização de exames de sangue, urina e eletrocardiograma. Outros exames ficam condicionados a características individuais ou novos cenários clínicos”, destacou a diretora ao jornal.
A reportagem do Estadão está disponível aqui.
Publicado em: 17/04/2025.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|