O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, investimento adicional de R$ 170 milhões para reestruturar e modernizar a rede de hospitais federais Rio de Janeiro, além de contratar profissionais para o INC, INCA e INTO.
O objetivo é ampliar o atendimento especializado e reduzir o tempo de espera por cirurgias na rede federal, no âmbito do programa Agora Tem Especialistas integrado ao Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais.
Os novos recursos serão destinados à contratação de 2.059 profissionais, à abertura de 10 salas cirúrgicas e à disponibilização de mais 166 leitos.
Na primeira fase da integração, ainda em 2025, serão priorizados os pacientes na fila de espera.
Como parte da reestruturação, 470 novos profissionais serão incorporados à equipe do INC e o número de leitos no Instituto aumentará para 164. O INC também contará com um aumento no investimento em medicamentos e materiais.
O modelo descentralizado de gestão dos serviços federais de saúde, iniciado em 2024 pelo Ministério da Saúde, favorece maior transparência, eficiência administrativa e participação social.
O processo foi construído com base em estudo técnico de viabilidade e audiência pública, garantindo diálogo com profissionais de saúde, gestores e sociedade civil.
Publicado em: 05/09/2025.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|