NOTÍCIAS
INC marca presença na FISWEEK 2025

O INC participou da FISWEEK 2025, maior evento de inovação, criatividade e tendências da saúde do país, que foi realizado nos dias 5 a 7 de novembro na ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

No estande do Instituto, os visitantes puderam participar de atividades práticas e assistir palestras sobre diversos assuntos. Também houve distribuição de brindes.

O estande recebeu as visitas de Nilton Pereira Junior, diretor de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde; do secretário Mozart Sales, da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES); e do diretor-presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), André Longo.

Vários representantes do INC participaram de palestras e mesas-redondas durante os três dias do evento. A diretora do Instituto, dra. Aurora Issa, participou de painéis nos três dias da feira: “O Papel dos Institutos Nacionais na Criação de Políticas Públicas”, “Tecnologia, colaboração e mais acesso à saúde” e “Programa Agora tem Especialistas no SUS: o papel do Observatório de Saúde Cardiovascular na logística e inteligência das ofertas de cuidados integrados”.

“No painel ‘Tecnologia, colaboração e mais acesso à saúde’, houve participação de representantes do Poder Legislativo, da rede privada, da indústria farmacêutica e foram discutidas as possibilidades de aumentar o acesso da população à saúde através da tecnologia, as dificuldades de implementação dessa tecnologia e o que já se avançou,” conta ela.

Já nos dois outros painéis, foram discutidas as atribuições dos institutos federais (INC, Inca e Into) dentro do Sistema Único de Saúde; as ações do INC, como o Observatório de Saúde Cardiovascular; e as soluções conectadas ao programa Agora Tem Especialistas.

A enfermeira Karla Arcoverde apresentou a atividade “Mãos que Salvam”, que ensina massagem cardíaca e operação do desfibrilador externo automático, no estande do INC e em uma das sessões da FISWEEK. Segundo ela, o objetivo é ampliar o número de pessoas que saibam iniciar manobras de ressuscitação em uma emergência.

“Estudos mostram que menos de 50% das pessoas que têm parada cardíaca na rua são atendidas antes do socorro chegar. Quando capacitamos o público leigo para iniciar o atendimento, damos a essa pessoa uma chance maior de sobreviver. Quando o paciente tem uma parada cardíaca, tempo é vida,” ressaltou ela.

Bernardo Tura, chefe do núcleo de bioestatística e bioinformática do INC, participou dos painéis “Programa Agora tem Especialistas no SUS: o papel do Observatório de Saúde Cardiovascular na logística e inteligência das ofertas de cuidados integrados” e “O fim do bônus demográfico e os desafios do mercado de saúde”.

O bônus demográfico, que está em queda em todo o mundo, é o excedente de pessoas na faixa economicamente ativa em relação ao número de pessoas fora dessa faixa. O painel discutiu os desafios da sociedade para minimizar os custos com a saúde.

Erito Marques, Coordenador de Transformação Digital do INC, foi um dos palestrantes da mesa-redonda “Inteligência Artificial na Prática Clínica e na Gestão do SUS: Desafios e Oportunidades”.

Ele falou sobre a utilização ética da IA na área de saúde, ressaltando as grandes aplicações do uso da IA generativa, as questões educacionais, impactos do uso da IA na formação dos estudantes e os problemas e desafios do mau uso dessas ferramentas.

Ludmila Talita, coordenadora de projeto da Fundacor, participou do painel “Conselhos e Reflexões sobre a Jornada da Liderança Feminina” e observou que, embora o número de mulheres gestoras na área de saúde tenha aumentado, ainda há muito a melhorar para que a presença feminina nesse setor se equipare à masculina.

Ludmila, que é uma das embaixadoras do evento, ressaltou a importância da FISWEEK como uma oportunidade de estabelecer conexões para articular melhor a saúde pública e privada, construindo um ecossistema de saúde mais completo e eficiente.

A Fundacor foi fundada em 1996 como uma fundação de apoio ao INC e completará seu 30° aniversário no próximo ano. Ao longo de três décadas, a Fundacor tem dado suporte a projetos de pesquisa, ensino e extensão do INC e ao seu desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.

 

Publicado em: 12/11/2025.

Elaborado por: Área de Comunicação INC

Outras notícias
Home
Sobre o INC
Programas e Cooperações
Ensino
Pesquisa
Eventos
Contato
Exames e Procedimentos
Especialidades
Hemonúcleo
Notícias
Assessoria de Imprensa
Clipping
Concursos e
Processos Seletivos
Telessaúde
Transparência
Artigos e Pesquisa
Downloads
© 2015 INC. Todos os direitos reservados ao Instituto Nacional de Cardiologia - Rua das Laranjeiras, nº 374 - Laranjeiras | Webmail