NOTÍCIAS
Painéis de Covid do INC acompanham evolução da pandemia

Os Painéis de Covid do INC, disponíveis online para todos, informam dados atualizados diariamente sobre a pandemia no Brasil e detalhadamente no Estado do Rio de Janeiro. O trabalho começou no início da pandemia e é realizado pelo Núcleo de Bioestatística e Bioinformática (NBB) do INC, com base em boletins oficiais do governo federal e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

No painel em http://nbbinc.info/CoronaBR.html , estão disponíveis informações sobre o número total de casos e óbitos no Estado do Rio de Janeiro e sobre municípios com mais casos, óbitos, letalidade e mortalidade. É possível verificar, por município, a situação da ocupação de leitos de enfermaria e UTI, além da cobertura de vacinação da primeira e segunda doses.

O painel em http://nbbinc.info/Covid_cep.html informa o número de casos e óbitos por Covid por código de endereçamento postal (CEP) no Estado do Rio de Janeiro, por meio de consulta em um mapa interativo. É possível também visualizar mapas de calor de casos e óbitos no estado.

Em http://nbbinc.info/CoronaBR.html, pode-se ter uma visão geral da pandemia no Brasil e suas tendências. O usuário acessa números nacionais e por estado.

Em http://nbbinc.info/vacinas.html, é possível acompanhar os números diários e totais de pessoas vacinadas no Brasil e o detalhamento por tipo de vacina. O usuário também pode consultar a evolução da cobertura vacinal no país por faixa etária, grupo profissional (trabalhadores da saúde, educação, Forças Armadas etc.), pessoas com deficiência permanente, povos indígenas etc.

A equipe do dr. Bernardo Tura no NBB, integrada também por outros dois médicos e um estatístico, é responsável pela idealização e operacionalização dos Painéis de Covid do INC. Eles utilizam a ferramenta livre do R e Rmarkdown. A ideia foi inspirada numa postagem de Rami Krispin, cientista de dados da Apple e economista, para monitorar casos mundiais de Covid.

"O NBB sempre serviu para fornecer informações para as pessoas", afirma Tura. "Os painéis divulgam dados públicos. No Rio, estamos usando os chamados micro-dados. Não conheço quem publique habitualmente os micro-dados do estado, como estamos fazendo".

O NBB, que faz parte da estrutura da Coordenação de Ensino e Pesquisa, presta suporte a pesquisas e trabalhos no INC, com o levantamento de dados. Segundo Tura, os serviços mais frequentes são o cálculo do tamanho amostral de estudos, a análise de dados de pesquisas e levantamentos em bancos de dados públicos, como o do IBGE. O NBB também contribui no planejamento do desenho de experimentos.

Sediada na Suíça, a WHF é uma organização não governamental (ONG) dedicada à prevenção de doenças cardiovasculares, que mantém acordos com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Publicado em: 27/05/2021.

Elaborado por: Área de Comunicação INC

Outras notícias
Home
Sobre o INC
Programas e Cooperações
Ensino
Pesquisa
Eventos
Contato
Exames e Procedimentos
Especialidades
Hemonúcleo
Notícias
Assessoria de Imprensa
Clipping
Concursos e
Processos Seletivos
Telessaúde
Transparência
Artigos e Pesquisa
Downloads
© 2015 INC. Todos os direitos reservados ao Instituto Nacional de Cardiologia - Rua das Laranjeiras, nº 374 - Laranjeiras | Webmail