O INC é o centro coordenador da pesquisa “Monitorização da saturação de oxigênio cerebral em cirurgia cardíaca: um estudo clínico multicêntrico, randomizado e controlado”, conhecido pela sigla Cosmics, formada com as iniciais do nome do estudo em inglês.
O Cosmics começou em junho no INC, com a inclusão dos primeiros pacientes, e tem a participação de outros seis centros: Instituto do Coração (São Paulo), Hospital São José (Criciúma), Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre), Hospital de Messejana (Fortaleza), Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo).
A pesquisa contará com 452 pacientes participantes e deve ser concluída em dois anos, com a publicação de artigo com os resultados numa revista científica internacional de grande impacto.
Dr. Carlos Galhardo Jr., investigador principal do Cosmics e coordenador do serviço de anestesia de adulto do INC, explica que o estudo foi motivado pela alta incidência de disfunção neurológica em pacientes submetidos a cirurgias com circulação extracorpórea de revascularização do miocárdio.
As disfunções neurológicas podem estar associadas à queda da oxigenação do cérebro durante as cirurgias. Atualmente as equipes médicas, em geral, medem a oxigenação global do paciente durante as operações. A pesquisa busca avaliar a importância de uma medição específica da oxigenação no cérebro por um monitor com dois eletrodos na região frontal do paciente.
"A hipótese do estudo é avaliar se a monitorização contínua da oximetria cerebral, associada a intervenções precoces para otimizar a saturação regional de oxigênio cerebral, melhoram o desfecho neurocognitivo dos pacientes", afirma Carlos Galhardo.
O objetivo primário do Cosmics será avaliar a incidência de disfunção cognitiva por meio da aplicação de testes neurocognitivos administrados no período pré e pós-operatório.
Apesar do aumento na utilização da oximetria cerebral em alguns centros de cirurgia cardíaca, o método ainda é pouco usado, porque não existe consenso na literatura mundial sobre o seu real benefício. Se o Cosmics comprovar sua hipótese, o método tende a ser incorporado ao protocolo para cirurgias de revascularização do miocárdio, com benefícios para os pacientes.
Publicado em: 22/07/2021.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|