NOTÍCIAS
INC participa de estudo sobre benefícios da dieta mediterrânea em cardiopatas

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) integra um estudo clínico multicêntrico, que avalia os impactos da adoção da chamada dieta mediterrânea (rica em alimentos frescos e castanhas), adaptada à população brasileira, na saúde de pacientes com cardiopatias.

A pesquisa, intitulada Dica Nuts, começou no início desse ano e tem previsão de conclusão em dezembro. O INC é um dos 22 centros participantes no estudo capitaneado pelo Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.

Os pesquisadores estão avaliando o impacto da adoção da dieta em cerca de 1 mil pacientes que sobreviveram a enfarto há pelo menos seis meses. Eles monitoram o quadro geral de saúde dos pacientes, mensuram índices específicos, como os de colesterol, avaliam sintomas, como angina, e acompanham possíveis novos desfechos da doença, como um outro enfarto.

A dieta mediterrânea, típica em países na região do Mar Mediterrâneo, como Grécia, Itália e Espanha, é considerada saudável e protetora contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e outros males. O objetivo do estudo Dica Nuts é comprovar o impacto positivo da dieta em pacientes com histórico de enfarto.

No estudo, os pacientes aderem a uma dieta balanceada e rica em frutas, verduras, legumes, cereais, leguminosas, castanhas e sementes. O feijão e arroz é um componente importante do cardápio, que também incluí proteína animal em dose moderada.

"Os participantes recebem periodicamente um mix composto de castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas e outras castanhas e sementes, que são produtos caros, nem sempre compatíveis com o orçamento dos nossos pacientes", explica Annie Bello, nutricionista e professora do mestrado do INC, responsável pelo estudo no Instituto.

A dieta é individual para cada participante, de acordo com o peso, idade, sexo e outros fatores. Os pacientes são orientados a consumir os alimentos em quantidades específicas.

O estudo deve ser concluído até dezembro e seus resultados serão publicados em periódico científico. A parte da pesquisa realizada no INC integra a dissertação de mestrado de Rodrigo Damaceno no Instituto, que será publicada separadamente.

 

Publicado em: 02/09/2021.

Elaborado por: Área de Comunicação INC

Outras notícias
Home
Sobre o INC
Programas e Cooperações
Ensino
Pesquisa
Eventos
Contato
Exames e Procedimentos
Especialidades
Hemonúcleo
Notícias
Assessoria de Imprensa
Clipping
Concursos e
Processos Seletivos
Telessaúde
Transparência
Artigos e Pesquisa
Downloads
© 2015 INC. Todos os direitos reservados ao Instituto Nacional de Cardiologia - Rua das Laranjeiras, nº 374 - Laranjeiras | Webmail