O INC, junto com outros sete centros, participa de um estudo coordenado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB) que vai analisar a efetividade e segurança das vacinas contra Covid-19 fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) aos profissionais de saúde.
O estudo "Efetividade e segurança das vacinas Covid-19 distribuídas pelo Programa Nacional de Imunização: estudo de coorte multicêntrico em profissionais de saúde de instituições hospitalares", acrônimo Sevacov-Pro, foi iniciado em dezembro de 2021 e acompanhará voluntários das oito instituições por 24 meses, de modo a medir a efetividade das vacinas em um período de tempo mais longo do que o medido pelos ensaios clínicos feitos até o momento.
De acordo com o cardiologista Daniel Barata Kasal, representante do estudo no INC, o objetivo é monitorar a efetividade das vacinas e a ocorrência de eventos adversos em um cenário de 'mundo real'. Os cientistas esperam poder responder perguntas como quanto tempo dura a efetividade das vacinas, qual a efetividade contra as novas variantes e se há efeitos adversos a longo prazo.
"Essas informações podem contribuir para a elaboração de um plano de ação para mitigar danos e elevar os benefícios dessa medida de enfrentamento à pandemia," conta ele.
Publicado em: 05/05/2022.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|