O Centro de Tecnologia Celular do INC (CTC/INC), em parceria com a UFRJ, conduz um estudo com células-tronco humanas de pluripotência induzida (iPSC), cujo objetivo é aprimorar pesquisas sobre doenças cardíacas genéticas e novas terapias e tratamentos.
As iPSCs são obtidas quando se "reprograma" artificialmente uma célula sanguínea de um paciente para se tornar uma célula-tronco. As células-tronco, por sua vez, podem se transformar em qualquer outra célula do corpo. No caso do estudo do INC, essa célula é depois transformada em uma célula cardíaca, um cardiomiócito.
A partir dessas células, que contêm o genoma específico do paciente, os cientistas conseguem estudar doenças cardíacas genéticas de maneira mais precisa, conta Fabiana Muccillo, responsável técnica do CTC. É como se tivessem um modelo in vitro de como a doença age no corpo, o que permite que entendam melhor a progressão da doença e possam testar a eficácia de novos tratamentos.
No futuro, os cientistas esperam utilizar as iPSCs de outras maneiras, substituindo células e tecidos doentes por tecidos saudáveis ou desenvolvendo tecidos para enxertos, prevê ela.
Publicado em: 09/05/2022.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|