A Comissão de Ética do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro é constituída por profissionais das unidades e institutos federais localizados no município.
A Comissão de Ética do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro se reuniu, na última segunda-feira (26/04), com os representantes da área de Comunicação Social dos hospitais e institutos federais e da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (SEMS/RJ). "Foi bom poder trocar experiências com quem vivencia o SUS na prática. Acredito no apoio e na implementação da cultura ética nas instituições com a ajuda da Comunicação. Essa cultura já é uma realidade abraçada pelos tomadores de decisão", afirmou Thiago de Souza Cruz, presidente da Comissão de Ética do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.
O objetivo da reunião foi unificar a divulgação da informação sobre a conduta ética no âmbito executivo federal e contribuir para implementar políticas públicas relacionadas à ética no Instituto Nacional do Câncer (Inca), Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Hospital Federal do Andaraí (HFA), Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), Hospital Federal da Lagoa (HFL), Hospital Federal de Ipanema (HFI), Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) e na SEMS/RJ.
"O contato entre a Comissão e as instituições federais será através de diálogos contínuos entre as direções, mostrando a proposta de articulação do nosso trabalho e a importância dele para o SUS", explicou Thiago Cruz. A reunião teve como foco principal a promoção da comunicação interna e a explicação do papel da Comissão de Ética, como realizar denúncias, quais as legislações específicas, notícias etc.
Comissão de Ética
A Comissão de Ética do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro é constituída por profissionais das unidades e institutos federais localizados no município. São três membros titulares e três suplentes, além de dois servidores permanentes que atuam na parte administrativa e ficam no prédio da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (SEMS/RJ). O objetivo principal é analisar os desvios éticos e transformar a cultura organizacional.
A Comissão de Ética do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro é responsável pelos institutos e hospitais federais e pela SEMS/RJ.
Publicado em: 12/05/2022.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|