O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) está ciente do problema mundial de escassez de contraste iodado – insumo utilizado na realização de exame de imagens – e atua para evitar o desabastecimento, visando à continuidade do tratamento de nossos pacientes.O contraste é uma substância aplicada no paciente para melhor avaliação de um diagnóstico de exames de imagens, como cateterismo cardíaco, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
O problema da escassez do insumo é mundial e tem como origem a diminuição da produção em fábricas na China durante os períodos de lockdown decretados para conter a pandemia de Covid-19. O abastecimento pode demorar a se regularizar.
O INC já adotou uma série de medidas de racionalização do uso de contraste, com base nas orientações da nota técnica do Ministério da Saúde e associações médicas encaminhada aos serviços de saúde em 12/07/2022. Link para a nota técnica: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022./julho/NOTA_CONTRASTE.pdf
As medidas incluem a priorização de procedimentos em pacientes de maior risco e em condições clínicas de urgência e emergência; o cuidado redobrado para evitar qualquer desperdício; a utilização de métodos diagnósticos alternativos, quando possível; e a adequação da agenda de procedimentos eletivos de acordo com o estoque disponível.
O INC trabalha para minimizar os impactos da escassez do insumo e reafirma seu compromisso primordial, que é atender aos seus pacientes com excelência.
Publicado em: 21/07/2022.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|