NOTÍCIAS
Profissional do INC participa de transplante duplo coração-pulmão no Hospital Albert Einstein
O Instituto Nacional de Cardiologia (INC), órgão de referência do SUS para o tratamento de alta complexidade de doenças cardiovasculares, enviou o anestesista Gabriel Machado, membro de sua equipe de transplante pulmonar, para acompanhar um transplante duplo coração-pulmão, realizado em 28 de julho no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Desde 2019, o INC participa do Projeto de Tutoria em Transplante de Pulmão, uma iniciativa realizada via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Nacional de Transplante. O projeto é conduzido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, um dos seis hospitais de excelência que compõem o PROADI-SUS.

O projeto é composto por diversas fases, como diagnóstico situacional, treinamento teórico e prático da equipe multiprofissional do INC, regulamentação e implementação do programa de transplante de pulmão. Nos últimos três anos, profissionais do INC já acompanharam 17 transplantes realizados no Einstein e participaram de 6 captações de pulmões em doadores provenientes de hospitais no estado do Rio de Janeiro.

O INC foi credenciado como centro de transplante de pulmão em 2020 e realizou o primeiro transplante em agosto de 2021, em uma paciente com linfangioleiomiomatose (LAM). Até agora, dois transplantes de pulmão já foram realizados no INC e outros podem acontecer a qualquer momento, dependendo da disponibilidade de órgãos para o procedimento.

A realização de transplante duplo coração-pulmão é uma meta de longo prazo para o INC, que continua a participar do projeto de tutoria e trabalhar pela qualificação de sua equipe.

Um dos três institutos federais na capital fluminense – os outros são Into e Inca –, o INC é o único hospital público no estado do Rio de Janeiro a realizar transplantes de coração e pulmão, além de ser o segundo centro que mais realiza cirurgias de cardiopatias congênitas no Brasil.

Formador de profissionais para a rede de saúde, o INC possui Programas de Residência Médica e em Enfermagem e Farmácia de excelência, cursos de pós-graduação em diversas áreas de atuação cardiovascular e mestrado multiprofissional em Ciências Cardiovasculares e Avaliação de Tecnologia em Saúde.

No campo da pesquisa, foi escolhido pelo Ministério da Saúde como coordenador do maior estudo multicêntrico já realizado no país na área de terapias celulares em cardiopatas e desenvolve pesquisas clínicas em diversas áreas de diagnóstico e tratamento em Cardiologia.

A tutoria de transplantes:

Além do Rio de Janeiro, desde 2019 os estados do Pará, Mato Grosso do Sul e Sergipe participam da tutoria e contam com o apoio das equipes do PROADI-SUS na realização de transplantes em três modalidades: fígado, rins e pulmão.

Por meio da tutoria, equipes multidisciplinares de todo o Brasil são acompanhadas, de maneira remota e presencial, por especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein. As aulas incluem atividades teóricas e visitas in loco para o acompanhamento de cirurgias de extração de órgãos e transplantes, bem como o apoio gerencial e auxílio no monitoramento e avaliação dos processos, rotinas de serviços e apoio à gestão de recursos para a estruturação de novos Centros Transplantadores no país.

 

Publicado em: 17/08/2022.

Elaborado por: Área de Comunicação INC

Outras notícias
Home
Sobre o INC
Programas e Cooperações
Ensino
Pesquisa
Eventos
Contato
Exames e Procedimentos
Especialidades
Hemonúcleo
Notícias
Assessoria de Imprensa
Clipping
Concursos e
Processos Seletivos
Telessaúde
Transparência
Artigos e Pesquisa
Downloads
© 2015 INC. Todos os direitos reservados ao Instituto Nacional de Cardiologia - Rua das Laranjeiras, nº 374 - Laranjeiras | Webmail