Implementada há dois anos, a ferramenta de gestão Huddle, que consiste na realização de reuniões diárias curtas com representantes de todas as equipes, otimizou a comunicação e a resolução de problemas no INC.
Huddle é uma palavra em inglês que designa o momento em que jogadores de futebol americano se reúnem rapidamente antes do início de uma jogada para combinar a estratégia, geralmente abraçados em um círculo apertado.
As reuniões acontecem de segunda a sexta-feira às 9h30 no Solário, na sede do INC, e têm duração de 10 a 15 minutos. Participam dos encontros em média 25 representantes das áreas de Assistência e Administração e da alta gestão do Instituto, que ficam propositalmente em pé.
A reunião segue um roteiro previsto na metodologia Huddle, que permite que todos tenham oportunidade de expor problemas e questões de seus setores. Ali mesmo na reunião, representantes da Administração ou da alta gestão do INC tomam ciência da situação e prestam esclarecimentos, otimizando as ações nas diversas áreas.
“Com o Huddle, houve uma considerável melhora na comunicação entre as áreas assistencial e administrativa, levando a uma agilização das demandas entre as duas áreas”, ressalta Cláudia Paiva, coordenadora de Administração do INC.
O Huddle é uma das recomendações previstas no pacote de gestão denominado Lean, que foi implementado no INC por um programa do Ministério da Saúde. A organização e gerenciamento das ações previstas no Huddle no INC são realizadas pela equipe da Área de Qualidade e Segurança, sob a coordenação da Enfermeira Márcia Vasques.
“O Huddle representa uma mudança de paradigma na gestão hospitalar”, afirma o Dr. Roberto Meirelles, coordenador de Assistência do INC. “O balanço é bastante positivo. As reuniões de 9h30 já estão incorporadas à nossa rotina”.
Publicado em: 04/11/2022.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|