Thiago Souza Cruz e Elielso de Sousa, da Comissão de Ética do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, fizeram uma apresentação hoje, 18/11, para colaboradores e Direção do INC, no auditório na sede do Instituto.
O objetivo da Comissão é melhorar as relações interpessoais nas equipes dos três institutos, seis hospitais e Superintendência do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, que contam com quase 30 mil agentes públicos, entre servidores e colaboradores com outros vínculos.
Thiago Souza destacou na palestra que a ênfase do trabalho da Comissão é na educação. Ele apresentou também os canais formais para denúncias de desvio ético que compreendem: maus tratos; falta de urbanidade; dano moral; desídia (negligência); perseguição no ambiente de trabalho; discriminação; e utilização indevida de recursos públicos.
Os palestrantes apresentaram no encontro o "Guia de conduta ética do Ministério da Saúde", publicação lançada recentemente pelo Ministério que detalha todos os conceitos e procedimentos citados na palestra.
"Nosso trabalho é focado na educação, não na repressão. Certas condutas estão tão arraigadas que a pessoa não enxerga que aquilo é um desvio ético. Trabalhamos para mudar a visão das relações interpessoais", ressalta Thiago, que é o presidente da Comissão.
A Comissão foi criada em 2021 e é integrada por seis servidores voluntários dos institutos e hospitais federais no Rio. Sediada na Superintendência do Ministério, cabe à Comissão apreciar as denúncias de desvio ético, que precisam ser devidamente fundamentas e provadas.
Publicado em: 18/11/2022.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|