A Comissão de Ética do Ministério da Saúde realizou no Instituto Nacional de Cardiologia, na manhã de 29 de setembro, um evento com palestras sobre o assédio e seus impactos no ambiente de trabalho.
O evento, que foi aberto ao público e contou também com a participação através do Zoom, integrou as atividades do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.
Elielso de Sousa, da Comissão de Ética do Ministério da Saúde, apresentou os três palestrantes, todos do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ).
Karla Valle, assistente social do TRT/RJ, fez a palestra inicial, na qual apresentou o conceito de assédio no ambiente de trabalho, suas formas mais comuns de manifestação, os perfis de assediadores e os impactos nas vítimas.
Michelle Carreira M. Monteiro, analista judiciária do TRT/RJ e médica do trabalho, ressaltou que o assédio moral é um dos maiores causadores do estresse profissional, com impactos negativos também nos campos afetivo, social e patrimonial.
Erick Petry, psiquiatra do TRT/RJ, falou sobre o suicídio, que caracterizou como um problema de saúde pública mundial. Nos países desenvolvidos, que a partir da década de 1990 adotaram programas específicos de prevenção preconizados pela Organização Mundial de Saúde, os números de óbitos por suicídio estão diminuindo. Já no Brasil, que só tem diretrizes gerais de prevenção, os óbitos estão aumentando.
Publicado em: 03/10/2023.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|