Em comemoração ao Novembro Negro, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) organizou, pelo segundo ano consecutivo, a exposição de fotografias Sorriso Negro, que reuniu 121 fotos de pessoas pretas e pardas da equipe do Instituto, expostas no hall de entrada do prédio-sede do INC de 14 a 29 de novembro.
Os trabalhadores e trabalhadoras foram fotografados no INC ou enviaram fotos para a exposição. A iniciativa foi inspirada em um projeto iniciado em outra unidade federal de saúde do Rio de Janeiro, o Hospital Federal de Bonsucesso.
A exposição foi parte de uma série de atividades do Novembro Negro, que por sua vez são parte de um esforço de combate ao racismo e promoção da equidade, no contexto da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra do SUS.
“A exposição nos remete à exaltação da cultura negra e à importância dos profissionais negros na sociedade e principalmente no INC”, afirma Márcia Vasques, chefe do Serviço de Apoio à Gestão da Integridade/INC.
Além da exposição, em novembro o INC também organizou palestras sobre saúde cardiovascular da população negra e deu início à formação de um Comitê de Equidade Racial e de Gênero no Instituto.
Publicado em: 09/12/2024.
Elaborado por: Área de Comunicação INC
|